

Paz no Mundo
Peace in the World !
Frieden in die Welt !
Vrede in de Wereld !
destinyth@gmail.com




|
|





Wednesday, April 12, 2006

AS TRADIÇÕES DA PÁSCOA
Páscoa vem do hebraico pessach e para os cristãos lembra a ressurreição de Cristo, a passagem da morte para a vida. O dia de Páscoa, é a explosão da alegria, da certeza da vida que, em Cristo, adquire novo significado e dimensão. É a libertação da tristeza da semana anterior. A Páscoa sempre foi considerada o símbolo de uma nova vida e o ovo pascal já era conhecido pelos judeus com a mesma simbologia..

A tradição de oferecer ovos no Domingo de Páscoa, como símbolo da ressurreição, é outra das tradições desta época e vem da China. Há alguns séculos atrás, os orientais embrulhavam pacientemente os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba, criando bonitos desenhos mosqueados nas cascas. Os ovos eram dados de presente na festa da Primavera. O costume chegou até ao Egipto, chegando à europa na Idade Média. Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito e no século XVIII a Igreja adotou-o oficialmente. Desde então, as pessoas trocam ovos enfeitados no Domingo após a semana santa. Progressivamente os ovos naturais têm vindo a ser substituídos por ovos de chocolate. Talvez porque a Igreja proibisse durante a Quaresma a alimentação com ovos, carne e derivados, mas mais provavelmente por causa do desenvolvimento da indústria de chocolate.
Os ovos de Páscoa são um costume típico de muitos países. Quer sejam ovos de galinha pintados, tradicionais sobretudo na Polónia e na Ucrânia, quer ovos de chocolate envoltos em papel decorativo brilhante, recheados de amêndoas e enfeitados com bonitas fitas, segundo os costumes mais ocidentais, o que é certo é que os ovos fazem parte do nosso imaginário pascal.

Os desfiles de Páscoa, como acontece em Nova York, começaram na Idade Média - uma continuação do Passeio de Páscoa, em que as pessoas das cidades usavam suas melhores roupas em passeios às igrejas e aos campos. Em partes da Europa, as tribos tinham uma forma abreviada de chamar Eostre, a deusa da Primavera, palavra que começou a ser usada para descrever a direção do nascente - Leste. Daí a palavra Easter. As primeiras cestas de Páscoa se assemelhavam aos ninhos de pássaros. Antes, as pessoas colocavam os ovos nos ninhos em honra da deusa Eostre. Coelhinho da Páscoa: esta tradição nasceu na Alemanha, há muitos séculos, pelo que se dizia às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas. Na manhã do dia de Páscoa as crianças tinham de procurar os ovos escondidos pelos coelhinhos.
Os festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados.
Na China, o "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.
Na Europa, as origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da Primavera. Nesses lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor o ovo que rolar mais longe sem quebrar.
Nos Estados Unidos, a brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades, a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é realizada em praça pública.

Em Portugal a Páscoa está associada a várias práticas alimentares em que os ovos, os folares, as amêndoas e os cordeiros ocupam o primeiro lugar. O "folar" tem especial relevância e varia muito conforme a região do país em que é consumido, mas qualquer que ele seja, assenta sempre num ritual de dádiva, solidariedade e convívio. O folar mais corrente em é um "bolo de massa seca, doce e ligada, condimentado com canela e erva-doce, encimado, conforme o seu tamanho, por um ou vários ovos cozidos inteiros e em certos lugares tingidos, meio incrustados e visíveis sob as tiras de massa que os recobrem".
No Brasil, os Coelhinhos e ovos de Páscoa fazem a festa de adultos e crianças, e tornam-se presentes desejados por todos os amantes do chocolate. Como se festeja, não importa, o espírito dá Páscoa é o que conta. Feliz Páscoa a todos. ".

Pesquisa realizada e adaptada por Telma e Gonçalo em vários sites
Segredado por Destinyth as
9:39 PM



|
|
|